DIA 16 DE NOVEMBRO ESTIVERAM PRESENTES NA CÂMARA DOS VEREADORES DA CIDADE DE SÃO PAULO MAIS DE OITENTA PROFSSIONAIS DA DANÇA EXIGINDO A AMPLIAÇÃO DE RECURSOS PARA O PROGRAMA DE FOMENTO À DANÇA, TRANSPARÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS E AMPLIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE DANÇA A FIM DE ATENDER A DEMANDA EXISTENTE NA CIDADE.
MOMENTO DE FESTEJAR MAIS UMA VEZ A MOBILIZAÇÃO DA DANÇA PAULISTANA !
MOMENTO TAMBÉM DE ESTARMOS ATENTOS !
ESTAMOS EM FASE DE VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO PARA 2012. O MOMENTO É ESSE. A HORA É AGORA ! NOVAS MOBILIZAÇÕES VEM PELA FRENTE ! PARTICIPE !

Seguidores

29 maio 2011

A DANÇA SE MOVE ???????????

Pra quem suspeitava que não...caiu do cavalo !!!
Se move, sim ! E muito... à  despeito daqueles que torcem contra.
Pode parecer estranho, mas há quem torça contra.
São poucos, mas o suficiente para desarticular parte da categoria que ingenuamente não percebe a importância de se manter informada e mobilizada.
E o pior...são profissionais da dança...ops...anti-profissionais da dança, melhor dizendo.
Bem, tivemos nesta última sexta-feira e sábado dois dias de intensa mobilização da dança na cidade de São Paulo na Câmara dos Vereadores de São Paulo.
Quem ali esteve viu com os próprios olhos.
Quem, além de estar ali pra ver, participou efetivamente durante os dois dias, sentiu a força de uma categoria mobilizada e consciente dos seus propósitos.
Vale destacar as instâncias ali envolvidas: Cooperativa de Dança, Mobilização Dança, Funarte e MINC.
A Cooperativa Paulista de Dança, agora sim mostra a sua cara. Não se trata apenas de ser uma instituição constituida juridicamente à serviço dos profissionais de dança, mas sim de uma instituição representativa e articulada.
Hoje sabemos que podemos contar plenamente com a Cooperativa de Dança e não precisamos mais estarmos vinculados a Cooperativas que não nos dizem respeito enquanto categoria.
Porém, isso não exclui a necessidade de parcerias com outros segmentos artísticos.
Temos pautas de discussão comuns e precisamos andar juntos nesta militância.
Só não podemos confundir as coisas, misturar alhos com bugalhos.
Hora de caminhar juntos...caminhamos juntos.
Hora de caminhar separados...caminhamos separados.
O movimento Mobilização Dança, atuou com muita precisão, sobretudo nos esclarecimentos sobre a essência da Lei de Fomento. Lamento apenas que boa parte daqueles que se 'alimentam vorazmente' das conquistas geradas pelo Mobilização Dança (Lei de Fomento e Projeto Vocacional), ignorem o significado histórico e político deste movimento.
Verdades têm quer ser ditas, divulgadas, enaltecidas: Devemos sim ao movimento Mobilização Dança, meia dúzia de loucos militantes trabalhadores da cultura lutando sempre por melhores condições de trabalho tendo sempre como princípio ético o sentido de coletividade - algo complicado de se discutir no meio artístico onde o 'umbigo' consegue ser maior que a obra.
A parceria consolidada entre Cooperativa de Dança e Mobilização Dança só podia resultar no sucesso do Seminário 'A Dança se move' (que espero ser o primeiro, dentre muitas outras ações que ambos poderão desenvolver juntos).
A Funarte - representada pelo atual Coordenador Regional SP Judas Tadeu de Souza , e o MINC - representado pelo Tadeu de Pietro,  que também agora estão mostrando realmente à que vieram.
Trata-se de duas instâncias que precisam estabelecer um diálogo mais coeso entre si e aproximar-se bem mais da classe artística e dos fazedores culturais.
Sabemos que não é fácil lidar com Cultura dentro de qualquer gestão pública.
Sabemos também dos inúmeros impedimentos externos e suspeitamos de vários impedimentos internos.
Ninguém é ingênuo.
No entanto, estamos na terceira gestão de um partido que sempre se elege com o apoio da comunidade artística.
Há compromissos assumidos desde a primeira gestão. E eles não podem ser esquecidos.
Falo isso, porque me causa um certa indignação ter que retomar sempre as mesmas discussões quando se inicia um nova gestão (mesmo que ela seja 'velha').
Indignação também, quando as propostas e a concretude delas são menores que os argumentos que tentam justificar a inoperância do governo.
Destaque ao Vereador José Américo, sempre muito parceiro da dança, fazendo jus ao cargo e à função que ocupa. 
O vereador não apenas esteve presente na abertura do Seminário, como também se fez presente no segundo dia de trabalho quando a categoria se reuniu das 9h as 18h para discutir o aprimoramento da lei de fomento à dança e a criação de novos programas para a dança na cidade de São Paulo.
Agora, destaque especial à Dança !
Tivemos no primeiro dia aproximadamente 30 representantes entre Núcleos Artísticos, Companhias de Dança e Instituições Culturais envolvidas nesta discussão direta e indiretamente. Neste primeiro (abertura do seminário) agregamos 48 profissionais militantes, artistas pesquisdores da dança .
Como é bom isso !
No segundo dia, confesso, estava apreensiva com a participação da dança, uma vez que tínhamos o compromisso de discutir propostas e elaborar documentos que serão encaminhados as instãncias federal, estadual e municipal. E, sabemos que poucos podem ou tem vontade de dispor de um dia inteiro de trabalho árduo.
Grande surpresa a minha. Contamos com a participação efetiva de 30 profissionais da áreas, sem contar alguns que passaram por ali para dar seu apoio ou apenas pra 'marcar presença'.
Bom, isso não importa.
Importa mesmo a qualidade das nossas relações.
Foram inúmeras questões levantadas.
Convergências, divergências, embates, tudo isso acontecendo numa esfera saudável de relações entre àqueles que têm o desejo comum de lutar por condições dignas de trabalho do artista da dança e, principalmente de participação nos processos decisórios das três esferas do governo.
Então, pra quem suspeitava que a dança se move...caiu do cavalo !!!
Recadinho 1: se move, sim !
Recadinho 2: tomem cuidado para não serem atropelados !
Recadinho 3: se não podem colaborar ou participar, pelo menos não atrapalhem !
Recadinho 4 (esse aqui é mais complicadinho e dirigido para os artistas ausentes que se beneficiam e muito da lei de fomento à dança): Que tal fazer um belo exercício de consciência política ? Será que não tem alguma coisa errada aí ?
Solange Borelli
* Em breve será divulgado uma síntese do documento elaborado e informes sobre as próximas reuniões. Vem com a gente !
Presentes no segundo dia de trabalho do Seminário: Natália Fernandes, Pedro Costa, Sandro Borelli, Eliana Cavalcante, Laila Padovan, Marcos Sobrinho, Jorge Garcia, Vanessa Macedo, Carlos Freitas, Claudia de Souza, Ferrnando Caria Cardoso, Sérgio Rocha, Marissel Marques, Henrique Galvão, Fernanda Araujo Perniciotti, Evinha Sampaio, Sofia Cavalcante, Zé Maria, Key Sawao, Vera Sala, Fernando Lee, Mariana Gomes Molinos, Ítalo Ramos, Carolina Nicolino Minozzi, Fabio Brazil, Amaury Cacciacaro, Solange Borelli, Wellington Duarte, Luis Cury, Ana Teixeira, João Andreazzi, Danilo Firmo e Verador José Américo.

2 comentários:

  1. Parabéns, pessoal. À distância estive pensando em vocês e em como estaria sendo o seminário. Gostei de saber que foi vivo, dinâmico, diverso, intenso. Abraços a todos e até já.

    ResponderExcluir
  2. Foi bom estar pesente e perceber que há possibilidades de atuação, mesmo sem grande acúmulo histórico para saber como e quando agir. O confortante acolhimento à novos (velhos) interessados nos motiva muito a continuar caminhando juntos aos nossos pares e fazer a dança se mover!! Valeu muito esse seminário.

    ResponderExcluir

Cadastre-se e deixe seu comentário.