DIA 16 DE NOVEMBRO ESTIVERAM PRESENTES NA CÂMARA DOS VEREADORES DA CIDADE DE SÃO PAULO MAIS DE OITENTA PROFSSIONAIS DA DANÇA EXIGINDO A AMPLIAÇÃO DE RECURSOS PARA O PROGRAMA DE FOMENTO À DANÇA, TRANSPARÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS E AMPLIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE DANÇA A FIM DE ATENDER A DEMANDA EXISTENTE NA CIDADE.
MOMENTO DE FESTEJAR MAIS UMA VEZ A MOBILIZAÇÃO DA DANÇA PAULISTANA !
MOMENTO TAMBÉM DE ESTARMOS ATENTOS !
ESTAMOS EM FASE DE VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO PARA 2012. O MOMENTO É ESSE. A HORA É AGORA ! NOVAS MOBILIZAÇÕES VEM PELA FRENTE ! PARTICIPE !

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15 agosto 2011

A Dança se reúne em São Paulo para discutir os rumos da sua produção.
Trata-se de encontros periódicos que ocorrem na Câmara dos Vereadores de São Paulo.
E não é por acaso. Estamos em processo de construção/idealização de novos programas para a dança na cidade de São Paulo para que sejam em breve apresentados e aprovados pelo legislativo.
Segue abaixo uma síntese destas discussões e os resultados esboçados em documentos elaborados pelos grupos de trabalho criados com o intuito de aprofundamento nas inúmeras questões levantadas pelos próprios profissionais da área.
Participe !

3º Encontro “A Dança de move”

No dia 6 de agosto de 2011 das 9.30h às 17h vários artistas da dança se reuniram na Câmara Municipal de São Paulo para o 3º encontro “A DANÇA SE MOVE”, encontro organizado pela Cooperativa Paulista de Dança e Movimento Mobilização Dança, onde foram apresentados pelas três comissões aos presentes os primeiros esboços dos documentos para novos programas para a dança na cidade de São Paulo. Estiveram presentes: Vanessa Macedo (Cia. Fragmento de Dança), Fernanda Perniciotti (Artes do corpo – PUC), Danielle Greco (Artes do corpo – PUC), Camila Miranda (Artes do corpo – PUC), Vanessa Azar (Artes do corpo – PUC), Thais Pontes (Artes do corpo – PUC), Angelo Madureira, Luiz Anastácio, Patricia Pereira, Pedro Costa, Ana Catarina, Marisa Lambert,Carolina Nicolino,Luis Ferron, Carlos Freitas, Sandro Borelli, Angela Nolf, Helena Katz, Solange Borelli,Lívia Império,Ana Teixeira, Amaury C. Filho, Key Sawao, Marcos Moraes,José M. de Carvalho, Mariana Nunes H, Raymundo Costa,Evinha Sampaio, Ricardo Brito e Beto Madureira.

Os Documentos apresentados e discutidos foram estes:

1.Redação básica geral da proposta de Programa de Circulação.

"A proposta é desenvolver um piloto para um programa de circulação para artistas/companhias/espetáculos paulistanos. Seriam premiados projetos de circulação nacional e internacional, com o objetivo de levar a produção da dança paulistana para outros estados brasileiros e outros países. Os detalhes precisariam ser melhor discutidos. Apontou-se a necessidade de favorecer propostas de cooperação, através de formas de contrapartida local. Optou-se por indicar isto sem contudo impor a necessidade de uma pauta final já no projeto, devido às dificuldades de se conseguir confirmação com a antecedência necessária. A partir da proposta anterior, de pensar um sistema de pontuação segundo um cruzamento de critérios (quantidade de pessoas que viajam + distâncias a serem percorridas), poderia se pensar em valores distintos, pré estabelecidos."

Elaboraram este documento: Marcos Moraes, Sofia Cavalcante, Eliana Cavalcante e Sandro Borelli.

2.Texto do Projeto-Programa para novas pesquisas em Dança.

O Projeto-Programa Novas Direções em Dança visa propor processos colaborativos entre as áreas de produção cultural, crítica, curadoria e criação artística em dança, para pesquisadores de até 3 (três) anos de prática. O projeto busca contemplar as áreas de Criação/Pesquisa, e a de Produção Curadoria Crítica. Os contemplados em Criação/Pesquisa terão a responsabilidade de pelo menos uma mostra processual ao longo do programa. Já os financiados pela área de Produção Curadoria Crítica terão como função conhecer os trabalhos contemplados pelo projeto, e em grupo, desenvolver mostras e eventos que supram as necessidades dos trabalhos de Criação em Dança, em diálogo dessas pesquisas com seus locais de atuação na cidade de São Paulo, assim como a produção de reflexões a partir dos mesmos.

Elaboraram este documento: Fernanda Perniciotti, Danielle Greco, Camila Miranda,Vanessa Azar e Thais Pontes.

3.PROPOSTA DE PROGRAMA PARA GRUPOS OU ARTISTAS COM MAIS DE 15 ANOS DE PESQUISA CONTINUADA NA CIDADE DE SÃO PAULO

JUSTIFICATIVA

A Dança como uma área do saber, portanto produtora de conhecimento

Quando se fala em produção de conhecimento, em qualquer área do saber, a “pesquisa” é o principal instrumento para a realização de um trabalho. Sua importância a coloca praticamente como sinônimo de produção do conhecimento. Só a pesquisa é capaz de trazer para a discussão aspectos que norteiam qualquer questão social a ser analisada, compreendida e, consequentemente, transformada, bem como aspectos que incidem sobre ela. Ao admitirmos que a dinâmica da sociedade implica transformações culturais, sociais, econômicas e políticas, é preciso que consideremos o que contribuiu para isso e os efeitos dessas transformações, trazendo-os à tona para que, a partir disso, as ações, ou a atuação em si, estejam em harmonia e comprometidas efetivamente para o desenvolvimento sadio da sociedade. No caso da arte, o artista, na condição de criador, difusor e produtor do conhecimento, é o agente determinante que se posiciona diante dos fatos, da conjuntura do seu meio, tendo a propriedade para buscar e identificar, por meio da pesquisa, a situação em questão. Isso quer dizer que sua ação jamais será neutra no aspecto político. Por isso mesmo, seu trabalho deve ter clareza quanto ao tipo de sociedade que pretende ajudar a construir e ao conjunto de valores a que aspira. Além do aspecto político do trabalho, é preciso que ele esteja comprometido com a ética e com a estética, em sentido mais amplo – é o compromisso com a transformação de sua arte, com a qualidade da produção artística e seu efeito na sociedade. Portanto, o artista da dança cria relações de poder, questiona, desconstrói, reconstrói, desobstrui e interpreta as diferentes dinâmicas da sociedade como instrumento de construção de novas relações, novas identidades e novos conhecimentos, propondo, assim, uma arte comprometida com o seu papel e a produção de conhecimento.

OBJETIVO:

I - Apoiar a manutenção de pesquisa continuada em dança contemporânea de artistas ou grupos com mais de 15 anos de trabalho artístico na cidade de São Paulo de notoriedade e mérito comprovados.

Entende-se por “Pesquisa Continuada em Dança”, na proposta desse programa, o trabalho cotidiano, ao longo do tempo, de artistas que questionam constantemente seu fazer no contexto em que estão inseridos. Esse questionamento é crítico e criativo. A “Pesquisa em Dança” tem caráter processual, portanto não se esgota. Lida-se com o corpo e com o movimento, no tempo e no espaço, tendo por base procedimentos sistemáticos, que são compreendidos, aqui, como a tarefa de construir um vocabulário próprio, um modo de se colocar no mundo. Tais mecanismos são as ferramentas que produzem determinado tipo de assinatura autoral. Construir esse vocabulário demanda muito tempo. Somente os artistas que estão nessa prática constante conseguem tal labor. O artista que se insere nessa plataforma de “Pesquisa Continuada em Dança” é um trabalhador artesanal na sua área e esse trabalho requer engajamento, com a sua prática e com o entorno, que o leva a uma busca intensa e constante por uma arte de qualidade.

DIRETRIZES:

I O programa legitima a dança enquanto produtora de conhecimento;

II O foco está no artista ou grupo, o seu histórico é o que justifica o projeto;

II - Os projetos propostos serão desenvolvidos num prazo mínimo de 3 anos e máximo de 4 anos;

III - O valor destinado será de até 2 milhões (dois milhões de reais) por projeto, sendo o teto de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) por ano, considerando a coerência com o plano de trabalho apresentado;
III – Serão contemplados 2 (dois) grupos/ artistas por ano.

PRÉ - REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

I Para se inscreverem os artistas ou grupos deverão estar sediados e com atividade profissional no município de São Paulo há pelo menos 15 anos.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

I - Histórico da pesquisa artística como critério prioritário

II - Clareza e qualidade do projeto apresentado coerentes com a trajetória artística

COMISSÃO DE SELEÇÃO

A comissão que selecionou os projetos se comprometerá em avaliá-los após o período de um ano. O programa preverá uma verba para a comissão.

EXIGENCIAS

I - Os ingressos deverão ser gratuitos ou vendidos a preços populares;

II - A manutenção do projeto e o conjunto de ações relacionadas à pesquisa do artista ou grupo deve acontecer na cidade de São Paulo, no entanto, o programa permite ações em outras localidades, no Brasil e no exterior;

III O projeto deverá obrigatoriamente indicar uma sede estabelecida na cidade de São Paulo para a sua realização;

IV – O projeto deverá obrigatoriamente prever um plano de mídia;

V- O projeto deverá apresentar um plano estratégico para realização das suas ações e sua organização cronológica (as etapas correspondem a um ano ou ao período de término do projeto, a verba é disponibilizada no início de cada etapa e o relatório ao seu fim).

IMPEDIMENTOS

III - As ações propostas no projeto não podem ter copatrocínio ou serem realizadas concomitantemente com verba de outra instituição ou projeto. No entanto, o artista ou grupo pode realizar outras atividades, temporadas ou circulação, desde que não sejam contadas como contrapartidas deste projeto e, ainda assim, deve constar nas mesmas a logomarca da secretaria na condição de realizadora.
IV - O artista ou grupo não pode concorrer em nenhum outro edital do município enquanto estiver contemplado pelo programa em questão.

Elaboraram este documento:

Adriana Grechi, Amauri Cacciacaro, Ana Teixeira, Angela Nolf, Key Sawao, Sandro Borelli, Vanessa Macedo, Vera Sala, Wellington Duarte e José Maria.


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