DIA 16 DE NOVEMBRO ESTIVERAM PRESENTES NA CÂMARA DOS VEREADORES DA CIDADE DE SÃO PAULO MAIS DE OITENTA PROFSSIONAIS DA DANÇA EXIGINDO A AMPLIAÇÃO DE RECURSOS PARA O PROGRAMA DE FOMENTO À DANÇA, TRANSPARÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS E AMPLIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE DANÇA A FIM DE ATENDER A DEMANDA EXISTENTE NA CIDADE.
MOMENTO DE FESTEJAR MAIS UMA VEZ A MOBILIZAÇÃO DA DANÇA PAULISTANA !
MOMENTO TAMBÉM DE ESTARMOS ATENTOS !
ESTAMOS EM FASE DE VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO PARA 2012. O MOMENTO É ESSE. A HORA É AGORA ! NOVAS MOBILIZAÇÕES VEM PELA FRENTE ! PARTICIPE !

Seguidores

28 outubro 2010

DANÇA E TEATRO EM ESTADO DE ALERTA GERAL !

NÃO PODEMOS ESMORECER! NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, 13h30, NOVA MOBILIZAÇÃO DA CLASSE ARTÍSTICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO !

Militância é assim que se faz: com insistência, determinação, convicção dos propósitos e mobilização contínua. Não chegamos ao estado precário das políticas culturais de uma hora pra outra. E não será também de uma hora pra outra que resolveremos as questões que envolvem a lei de fomento, dentre tantas outras questões que assolam a nossa atuação profissional.

Há tempos que a Lei de Fomento vem sendo descaracterizada por meio de editais que se distanciam dos seus propósitos originais e conceituais. A Lei de Fomento ao Teatro se preserva um pouco mais, pois foi aprovada na íntegra, o que a torna autoregulamentável. A Lei de Fomento à Dança, embora tenha sido criada, proposta e aprovada por unanimidade na Câmara dos Vereadores de São Paulo, foi aprovada apenas em 2005 com inúmeros vetos, ficando assim exposta aos caprichos da Secretaria Municipal de Cultura. São várias as sequelas dessa lei:, dentre as quais destacamos a não existência de rubrica orçamentária própria, muito menos a garantia de periodicidade semestral no chamamento para apresentação de projetos, por exemplo. Acada edital lançado, novas regras são impostas favorecendo apenas a burocracia de um sistema público obsoleto e míope, pois não leva em conta a demanda da categoria.

Importante destacar que esses vetos foram impostos pelo prefeito de plantão Sr. JOSÉ SERRA, que hoje se coloca como candidato à Presidente da República. Percebem o perigo que corremos, caso ele seja eleito ?

Portanto, atentos para as próximas reuniões de mobilização. Desmarquem seus ensaios, mudem suas agendas, convoquem os integrantes de seus núcleos e venham todos para a Câmara Municipal defender a integridade jurídica da Lei de Fomento à Dança e ao Teatro, exigindo a retirada do decreto que cria mecanismos obscuros e perversos na gestão dessa lei.

A obrigatoriedade de convênio impossibilitará completamente a execução do Fomento, tanto por parte das cooperativas, quanto por parte de outras associações e pessoas jurídicas. Importante entendermos que não se trata apenas de uma questão burocrática. É transformar uma lei em outra lei. A transformação em convênio impedirá que as finalidades da lei de fomento sejam atingidas. Um decreto que trata o processo artístico como um produto, minando completamente o potencial transformador da arte por meio da criação e da fruição de valores estéticos, imprescindíveis à toda sociedade.

"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista,pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."                       (Bertold Brecht)

NÃO PODEMOS ESMORECER!
TODOS PRESENTES NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO
DIA 03 DE NOVEMBRO - 13h30  !

TUA RESPONSABILIDADE CIDADÃ E ARTÍSTICA ESTÁ EM JOGO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cadastre-se e deixe seu comentário.