DIA 16 DE NOVEMBRO ESTIVERAM PRESENTES NA CÂMARA DOS VEREADORES DA CIDADE DE SÃO PAULO MAIS DE OITENTA PROFSSIONAIS DA DANÇA EXIGINDO A AMPLIAÇÃO DE RECURSOS PARA O PROGRAMA DE FOMENTO À DANÇA, TRANSPARÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS E AMPLIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE DANÇA A FIM DE ATENDER A DEMANDA EXISTENTE NA CIDADE.
MOMENTO DE FESTEJAR MAIS UMA VEZ A MOBILIZAÇÃO DA DANÇA PAULISTANA !
MOMENTO TAMBÉM DE ESTARMOS ATENTOS !
ESTAMOS EM FASE DE VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO PARA 2012. O MOMENTO É ESSE. A HORA É AGORA ! NOVAS MOBILIZAÇÕES VEM PELA FRENTE ! PARTICIPE !

Seguidores

15 outubro 2010

DESISTIR ? JÁ PENSEI SERIAMENTE NISSO...

Na última quarta-feira 13 de outubro a classe artística paulistana esteve reunida para discutir os rumos da Lei de Fomento ao Teatro e à Dança no município de São Paulo.

Creio que conseguimos agregar aproximadamente 200 artistas.

A Dança representou apenas 10% desse coletivo.

Ainda teremos que caminhar muito pra chegar no nível de articulação e mobilização da classe teatral. Perdemos muito com a postura alienada da Dança.
Mas é isso o que temos e é com isso que vamos para a militância.

Um dia... quem sabe ?
 
Desistir?
Eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério.
É que tem mais chão nos meus olhos
do que cansaço nas minhas pernas,
mais esperança nos meus passos
do que tristeza nos meus ombros,
mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça.'
[Cora Coralina]

A Lei de Fomento está sendo descaracterizada há tempos a cada edital lançado.
Tenho alertado a categoria, mas parece que as pessoas não conseguem entender o grau dessa descaracterização, muito menos enxergá-la.
Esse nível de miopia vai nos levar à resultados catastróficos e irreversíveis no que se refere à produção artística, especialmente da dança, se não tomarmos as rédeas desta situação.

Para quem concorreu ao 9º Edital de Fomento à Dança, certamente não percebeu  a introdução do chamamento:

"A Prefeitura do Município de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Cultura, torna público que no período de 1º a 30 de julho de 2010, receberá no Departamento de Expansão Cultural, situado à Avenida São João, 473, 6o andar, nesta Capital, das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas, de segunda a sexta-feira, inscrições de propostas dos interessados em participar do "Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo", de acordo com os dispositivos da Lei Municipal nº 14.071, de 18/10/05, observando-se os dispositivos do Decreto Municipal nº 51.300/2010 e deste Edital. "
(* o destaque é meu)

Poucos sabem o que representa esse Decreto e ingenuamente, mais uma vez, corremos para preparar nossos projetos, materiais, cópias, encadernações, declarações, etc, etc, etc...e deixamos de lado algo fundamental: de ler o decreto e entender o que de fato ele representa. Nem ao menos questionamos a sua constitucionalidade.  Esquecemos inclusive que os edital estão vinculados à uma instância maior de legalidade, no nosso caso à uma LEI DE FOMENTO.

Percebem as armadilhas ?

Caso tenha curiosidade e o desejo de ser o protagonista desta história, convido-o para uma reunião no dia 19 de outubro 2010 - 3ª feira - Local: FUNARTE - Alameda Nothmann 1058 Sta Cecilia (11. 3822.5671) das 16h as 19h,  onde serão apresentados esclarecimentos sobre as inúmeras questões que assolam a produção de dança na cidade de São Paulo.  Pauta: Lei de Fomento à Dança. 

Será que gente consegue sair desse estado de letargia ???

3 comentários:

  1. É certo que teremos um bom caminho pela frente. Não tem importância. Vamos lá, então ! Conte comigo na reunião de terça na FUNARTE e espero também contar com todos na mobilização que acontecerá às 19h no TUCA pela campanha da Dilma. Disso tudo, Solange, o que mais me preocupa é pensar na hipótese do PSBD assumir as rédeas dessa história que a gente começou a construir.

    ResponderExcluir
  2. Valdir!
    O risco é grande sim, pois a própria classe não está unida na campanha pela Dilma,tem gente que acha o Brasil não avançou e vai votar no outro candidato.
    Fico constrangido e indignado quando recebo e-mails contra o PT.
    Estarei lá no Tuca!!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Valdir e Sandro, fico mais preocupada nisso tudo ainda com a categoria que não percebeu o "estado precário das coisas". Gostam sim, de reclamar. Mas reclamam apenas quando não são contemplados neste ou naquele edital. Atitude infantil, infelismente. Quem esteve na última reunião no Teatro Coletivo pode observar a efervecência do movimento teatral no sentido de garantir e proteger a Lei de Fomento ao Teatro. Visto assim, parece-me que a dança não se apropriou da própria conquista. Outro dia, ouvi um colega da dança indagando comigo o seguinte: "Estava na hora do Fomento virar uma Lei, você não acha, Solange? (!?!?)".
    Eu não sabia se ria ou se chorava ou se batia no cidadão ! Preferi ignorar, senão eu iria me desgastar muito numa discussão que nem é pra ser levantanda nesse momento.
    Preferi também recorrer ao velho amigo Brecht..."O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos."
    Até liguei pra ele, mas estava na caixa postal !
    Espero mesmo que hoje tenhamos quórum na reunião na Funarte.
    Já recebi algumas justificativas do tipo: "Ah...não vai dar...tenho ensaio bem nesse horário...me conta depois o que rolou..."
    Adelante camaradas ... la batalla apenas comienza! O pior ainda está por vir aqui no Estado de São Paulo !

    ResponderExcluir

Cadastre-se e deixe seu comentário.