DIA 16 DE NOVEMBRO ESTIVERAM PRESENTES NA CÂMARA DOS VEREADORES DA CIDADE DE SÃO PAULO MAIS DE OITENTA PROFSSIONAIS DA DANÇA EXIGINDO A AMPLIAÇÃO DE RECURSOS PARA O PROGRAMA DE FOMENTO À DANÇA, TRANSPARÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS E AMPLIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE DANÇA A FIM DE ATENDER A DEMANDA EXISTENTE NA CIDADE.
MOMENTO DE FESTEJAR MAIS UMA VEZ A MOBILIZAÇÃO DA DANÇA PAULISTANA !
MOMENTO TAMBÉM DE ESTARMOS ATENTOS !
ESTAMOS EM FASE DE VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO PARA 2012. O MOMENTO É ESSE. A HORA É AGORA ! NOVAS MOBILIZAÇÕES VEM PELA FRENTE ! PARTICIPE !

Seguidores

10 outubro 2010

Pensar a dança...ALÉM DA DANÇA !

Como sempre estamos a mercê dos decretos resolvidos nas salas obscuras dos gabinetes daqueles que, sob hipótese alguma, convocam a classe artística para dialogar.

A Lei de Fomento ao Teatro e à Dança parece ser a “menina dos olhos” do Secretário de Cultura de plantão e do Sr. Prefeito, também de plantão.

Faz sentido.

Na impossibilidade de criarem outros programas que promovam e fomentem as artes cênicas, arbitrariamente resolvem criar novas regras objetivando isentar os cofres públicos de encargos tributários jogando-os nas costas dos atormentados...ops...fomentados.

As novas regras foram publicadas no Diário Oficial de 22 de fevereiro de 2010, através do decreto nº 51.300.

Poucos se deram conta do fato, o que é comum na nossa categoria, muito mais preocupada em criar novos projetos ou readequar os antigos para concorrer aos inúmeros editais. Muito mais preocupada em olhar para o próprio umbigo !

Há quem diga inclusive que já existe um Mercado Livre (?) de Editais, para todos os gostos, vontades, estilos, propostas, pesquisa, experimentos e umbigos também.

E nessa corrida dilacerada com os nossos umbigos...(ops)... projetos embaixo dos braços, vamos pouco a pouco perdendo a noção do que representa essa paranóia  nos distanciando inclusive da função social e política da arte.

Na tentativa de reverter essa situação CONVIDO todos os artistas da cena paulistana - circo, dança e teatro -  a participarem de uma reunião na próxima 4ª feira, dia 13 de outubro, 19 horas – TEATRO COLETIVO - Rua da Consolação, 1.623. Informações: (11) 3255-5922 / 8121-0870, para num coletivo maior, PENSARMOS O FOMENTO... ALÉM DA DANÇA ... DO TEATRO ... E DOS NOSSOS UMBIGOS. 

PAUTA:

1 – Mudanças arbitrárias na Lei que regulamenta o PROGRAMA DE FOMENTO AO TEATRO, DANÇA, VAI E TODOS OS EDITAIS E PROGRAMAS DA SECRETARIA DE CULTURA DA CIDADE DE SÃO PAULO.

É muito importante que venham representantes de todos os grupos.

Segue abaixo o referido decreto:

DECRETO Nº 51.300, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2010

Regulamenta a celebração de convênios e instrumentos congêneres e as respectivas prestações de contas, no âmbito da Secretaria Municipal de Cultura.

GILBERTO KASSAB, Prefeito do Município de São Paulo, no uso da atribuição que lhe são conferidas por lei,

D E C R E T A:

Art. 1º. A Secretaria Municipal de Cultura poderá firmar convênios e outros instrumentos congêneres, com ou sem transferência de recursos financeiros oriundos de dotações consignadas em seu orçamento, para a realização de programas, projetos, atividades, ações, eventos e produtos que se relacionem com a área cultural, de interesse recíproco entre seus órgãos e pessoas públicas ou privadas, mediante a reunião e cooperação de esforços ou de recursos na forma que for estipulada.

Parágrafo único. Desde que observadas as regras previstas no edital, poderão ser celebrados com cooperativas de trabalho os convênios destinados à consecução de projetos culturais selecionados em conformidade com a Lei nº 14.071, de 18 de outubro de 2005 (Lei de Fomento à Dança) e a Lei nº 13.279, de 8 de janeiro de 2002 (Lei de Fomento ao Teatro), hipótese em que as cooperativas e seus cooperados assumirão, solidariamente, na forma da lei, todas as obrigações estabelecidas neste decreto.

Art. 2º. A proposta poderá ser encaminhada pelo interessado à Secretaria Municipal de Cultura ou ser de iniciativa da própria Pasta e deverá ser instruída com a documentação pertinente, prevista na legislação ou no edital, além do plano de trabalho e orçamento total.

(...) texto na íntegra em anexo.

Você vem ???
Ou ainda se valerá daquela justificativa tão desgastada:

“...ah!...sabe o que é?..tenho ensaio nesse horário...não vai dar, viu? Depois você conta direitinho o que foi discutido ? Olha, dou a maior força pra você, sabe ?”


Aguardo TODOS no TEATRO COLETIVO na próxima 4ª feira.

Solange

6 comentários:

  1. Pasma.
    É o prenúncio do regresso nas Leis.
    É uma possível abertura de caminhos para as OS´s, acredito.

    Quero ler o texto na íntegra, como faço, Solange? Preciso inclusive entender melhor, o que apontei foi apenas uma primeira interpretação.

    Ou tentamos intervir ou será tarde demais para chorar o pássaro morrendo nas próprias mãos.

    Na quarta estarei por lá.

    Abraços,
    Calu

    ResponderExcluir
  2. Ah, só mais uma adendo ao comentário, se assim me permite: acho que devemos unir a discussão acerca destas modificações nefastas somadas ao restante do "conjunto da obra", como a burocratização, o cerceamento do acesso democrático bem como a privatização do Theatro Municipal e afins, ou seja, repensar as ações (ou falta delas) no âmbito mais amplo da Cultura no município, que ultrapassam a questão dos editais (como assim mesmo nos propõe este blog!)... que tal? Seria o momento propício para tal?
    Abraços mais uma vez.

    ResponderExcluir
  3. Querida Calu, grata pela participação sempre tão inteligente.
    Tenho tentado com este blog sair do espectro dos editais...mas sabes que a tarefa é árdua.
    A categoria continua adormecida.
    Duvido muito que a acidez dessa última postagem faça acordar os "belos adormecidos" nem estimulá-los à pensar a dança ou qq outro assunto, simplesmente pq não conseguem sair da fase embrionária em que se encontram.
    Exceto quando anunciarmos novamente que o FOMENTO ACABOU, como já aconteceu num passado recente.
    E aí, ficaremos todos emocionados (ou envergonhados) vendo a categoria juntar-se nos corredores da GALERIA OLIDO, deitados no chão, num ato rididulo de protesto.
    Nos vemos na 4ª feira no TEATRO COLETIVO.
    Eu, você e mais meia duzia de bobocas sonhadores, que largam seus ensaios por breve momentos, pq acreditam ainda na possibilidade de alterar o rumo dessa história.
    E fazemos isso, não porque somos heróis, mas porque somos assumidamente protagonistas desta história.

    ResponderExcluir
  4. Vale aqui um desabafo...as vezes tenho desejos também obscuros e macabros em relação ao Fomento à Dança, de que ele acabe de vez !
    Quero ver se alguém mais vai ter ensaio nesse ou naquele horário.
    Quero ver também como a categoria sobrevive daqui pra frente, sobretudo os novos artistas desta cena, principalmente àqueles que sairam das faculddes de dança, de corpo, de movimento, de artes do corpo, etc, etc, etc...porque certamente eles receberam essa Lei de "mãos beijadas", não ?
    Infelismente o espaço acadêmico não abre espaço no espaço acadêmico para uma discussão extremamente pertinente: A FUNÇÃO SOCIAL POLÍTICA E ECONÔMICA DA DANÇA, que certamente abriria uma discussão bem mais aprofundada sobre POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A DANÇA.
    Talvez nem temos docentes preparados para essa discussão, ou temos?
    Solange

    ResponderExcluir
  5. Querida Solange, acho que ja foi o tempo em que havia alguma militância nas Universidades. O que vejo, atualmente, é que políticas públicas não interessam de serem tratadas em sala de aula, interessa falar de mercado (como se o mercado estivesse aquém das políticas, mas enfim) ou de pesquisa acadêmica (como se, também, a pesquisa acadêmica não tivesse aplicação pública ou política). Praticamente não vejo docentes dos cursos de dança, artes do corpo, e outros, que tenham participação política, mas ao mesmo tempo, vemos muitos deles em algumas comissões e curadorias por aí. Seria por isso um medo de arriscar?

    Se eu estiver redondamente enganada que, por favor, alguém me corrija, mas é o que vejo e sinto, primeiramente.

    Sobre a reunião, lamentável dentre quase 200 pessoas apenas umas 12 serem da área de Dança... não chegamos a 10% do quorum total.
    Abraços pra você.

    ResponderExcluir
  6. Acho o seu blog interessante e inteligente.Belíssimo, coisa de artista ( rsrs). Vim lhe visitar e convidar a visitar o meu para seguuirmos juntos por eles. Estarei grato. Abraços
    e seguimos por aqui
    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir

Cadastre-se e deixe seu comentário.