DIA 16 DE NOVEMBRO ESTIVERAM PRESENTES NA CÂMARA DOS VEREADORES DA CIDADE DE SÃO PAULO MAIS DE OITENTA PROFSSIONAIS DA DANÇA EXIGINDO A AMPLIAÇÃO DE RECURSOS PARA O PROGRAMA DE FOMENTO À DANÇA, TRANSPARÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS E AMPLIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE DANÇA A FIM DE ATENDER A DEMANDA EXISTENTE NA CIDADE.
MOMENTO DE FESTEJAR MAIS UMA VEZ A MOBILIZAÇÃO DA DANÇA PAULISTANA !
MOMENTO TAMBÉM DE ESTARMOS ATENTOS !
ESTAMOS EM FASE DE VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO PARA 2012. O MOMENTO É ESSE. A HORA É AGORA ! NOVAS MOBILIZAÇÕES VEM PELA FRENTE ! PARTICIPE !

Seguidores

25 junho 2011

É possível pensar numa relação entre estética e economia ?

Esta e outras questões estarão provocando o 1º Fórum VIVO EnCena  DANÇA & SUSTENTABILIDADE - que ocorrerá dentro de alguns dias.
Quanto vale o que eu faço ?
Quem atribui este valor ?
Como mensurar um trabalho artístico ?
Enquanto não equacionarmos estas questões para nós e entre nós, não chegaremos à um posicionamento maduro frente à sociedade capitalista na qual estamos inseridos.
Entender melhor a relação que se estabelece entre a produção artística, a sociedade e a economia, identificando e discutindo de forma crítica os sistemas de pesquisa, criação, difusão, consumo e regulação, principalmente associados à dança contemporânea - parece ser um dos caminhos transitáveis, porém complexos.
Mas talvez seja a única forma de fazer uma prospecção do nosso trabalho.
De pensar o 'amanhã'.
De pensar a dança 'além da dança'.
Se a cultura dos editais impregnou as artes, impregnou a dança, foi porque, além de ter políticas culturais com propostas imaturas, desarticuladas e esporádicas, também não conseguimos de fato um engajamento dos artistas na construção de um projeto de colaboração e reflexão em grupo para constuir um objetivo comum superando o individual.
É uma discussão ainda embrionária, mas necessária.
Somente será possível pensarmos a dança além dos editais quando desejarmos nos organizar e exercer nossa função social e política.
Entendendo político para além do exercício do poder ou do governo, mas como atividade que organiza as pessoas, as coisas, as circulações e as maneiras de fazer. Político enquanto coletivos que se articulam e criam representatividades.
Aguardo vocês aqui no blog, no fórum ou em algum outro momento durante o exercício dessa militância.

"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem." Guimarães Rosa


Abraços,
Solange Borelli

Um comentário:

  1. Essa pergunta me fez lembrar de uma entrevista do Anish Kapoor, sobre sua exposição no Grand Palais, em Paris. Ela está aqui:

    http://www.dailymotion.com/video/xinhjq_entretien-avec-anish-kapoor-monumenta-2011_creation

    Infelizmente, as perguntas são em francês e as respostas em inglês. No geral, ele apresenta o seu próprio ponto de vista sobre essa questão, estética e economia.

    Abraço pra todos.

    W.

    ResponderExcluir

Cadastre-se e deixe seu comentário.