DIA 16 DE NOVEMBRO ESTIVERAM PRESENTES NA CÂMARA DOS VEREADORES DA CIDADE DE SÃO PAULO MAIS DE OITENTA PROFSSIONAIS DA DANÇA EXIGINDO A AMPLIAÇÃO DE RECURSOS PARA O PROGRAMA DE FOMENTO À DANÇA, TRANSPARÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS E AMPLIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE DANÇA A FIM DE ATENDER A DEMANDA EXISTENTE NA CIDADE.
MOMENTO DE FESTEJAR MAIS UMA VEZ A MOBILIZAÇÃO DA DANÇA PAULISTANA !
MOMENTO TAMBÉM DE ESTARMOS ATENTOS !
ESTAMOS EM FASE DE VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO PARA 2012. O MOMENTO É ESSE. A HORA É AGORA ! NOVAS MOBILIZAÇÕES VEM PELA FRENTE ! PARTICIPE !

Seguidores

18 setembro 2010

A nova cracolândia !!!


Pessoal, acabo de receber um telefonema da Secretaria de Estado da Cultura me convidando e convidando a classe artística para juntos pensarmos um projeto que transforme a Cracolândia num centro de excelência artística !
Como sou precipitada por natureza, já fui disparando um monte de idéias que tenho à respeito e ... pasmem !?!
Eles toparam !!!
E já nesse primeiro momento vão reformar inúmeros espaços abandonados da região para que se transformem em espaços culturais das companhias de dança, teatro, música, circo e performance com pesquisa continuada.
Sabe qual a contrapartida que eles solicitam ???
Que o local se transforme numa ÁGORA - praça principal na constituição da pólis, tal como instaurada na cidade grega da Antiguidade clássica.
Um espaço livre de edificações, configurada pela presença de artistas, intelectuais, poetas, estudantes, cidadãos ávidos por arte.
Enquanto elemento de constituição do espaço urbano, a ÁGORA manifesta-se como a expressão máxima da esfera pública na urbanística grega, sendo o espaço público por exelência.
A nova ÁGORA ( a nossa) será o local onde o cidadão conviverá com o outro, onde ocorrerá as assembléias populares, as discussões políticas, sociais e estéticas, será portanto, o espaço da cidadania plena.

Desculpem-me...estava sonhando.
Apenas isso.
Às vezes me dou a esse luxo: sonhar.

Quem sabe, um dia...
talvez ?

10 comentários:

  1. Puxa, que pena Solange ! Já estava delirando com a idéia.
    Pensando bem, essa idéia nunca partiria, ou seria aceita por este poder público que está instalado há tantos anos aqui em São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Solange, este post pegou fundo. Já pensou que incrível seria ? Quem sabe alguém se anima com a idéia !

    ResponderExcluir
  3. Ao invés de algo assim, temos a negociata da construção do complexo teatral na antiga rodoviária, um escândalo potencial com dinheiro público sobre o qual ninguém fala (pelo menos até que passe a eleição); ao invés de um projeto de desenvolvimento que integre a cidade via força cultural, colocando urbanismo, artistas, população, comércio e sociedade em diálogo, estamos construindo mais um 'castelo' para a burguesia paulistana desfilar seu mau gosto caro e desinformado em galas patéticas que reeditam um tempo que já passou...

    ResponderExcluir
  4. Adorei!
    O que vale mais que a luta é o sonho. E vamos seguindo e realizando!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Já dizia Pagu: "Sonhe, tenha até pesadelos se necessário for, mas sonhe" - É isso Solange, o sonho é uma extensão de tantos desejos e ideais. E nos traz um gostinho de possibilidades reais.
    E o meu maior pesadelo no momento (que fecho os olhos e os ouvidos e custo acreditar)é perceber que os estado está caminhando para mais quatro anos de pura ilusão...

    ResponderExcluir
  6. sabe o que eu acho?

    que podemos transformar sonhos em realidade concreta, tátil.

    acho não, tenho certeza.

    tenho certeza de que essa ágora será construída.
    Para isso, temos que colocar nossas mãos na obra.

    ResponderExcluir
  7. Enquanto a política do PSDB vigorar em São Paulo devastando qualquer tentativa legítima de produção cultural independente, esse seu exuberante projeto, ficará infelizmente no plano da Utopia.

    ResponderExcluir
  8. Seria lindo sonho; quem sabe possamos sonhar todos os dias, repetidamente, vai que dá certo! Por insistência!
    Outra ainda proposta: sonhemos mas também divulguemos o sonho. Quem sabe chega aos ouvidos de quem não pode sonhar, então acaba se limitando as possibilidades...
    Adorei!
    bjs
    Nirvana

    ResponderExcluir
  9. Se este convite viesse desta gestão, certamente eu não toparia, pois o programa dela, ao meu ver, é de assegurar a gentrificação de todo o centro e nada mais...

    ResponderExcluir
  10. Transformar, transformar, transformar... é o poder da arte e o nosso prazer e dever de artistas. Vamos nessa!

    ResponderExcluir

Cadastre-se e deixe seu comentário.