DIA 16 DE NOVEMBRO ESTIVERAM PRESENTES NA CÂMARA DOS VEREADORES DA CIDADE DE SÃO PAULO MAIS DE OITENTA PROFSSIONAIS DA DANÇA EXIGINDO A AMPLIAÇÃO DE RECURSOS PARA O PROGRAMA DE FOMENTO À DANÇA, TRANSPARÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS E AMPLIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE DANÇA A FIM DE ATENDER A DEMANDA EXISTENTE NA CIDADE.
MOMENTO DE FESTEJAR MAIS UMA VEZ A MOBILIZAÇÃO DA DANÇA PAULISTANA !
MOMENTO TAMBÉM DE ESTARMOS ATENTOS !
ESTAMOS EM FASE DE VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO PARA 2012. O MOMENTO É ESSE. A HORA É AGORA ! NOVAS MOBILIZAÇÕES VEM PELA FRENTE ! PARTICIPE !

Seguidores

01 outubro 2010

Ter ou Não Ter Público ? Eis a questão.

Uma das questões que considero mais nevrálgicas numa produção artística é a relação que a obra estabelece (ou não) com o público. Se quisermos tratar da sustentabilidade da dança, teremos que tratar dessa questão com muita coragem e despojamento.Jogar todos os egos numa gaveta. TODOS. Dos superficiais aos mais arraigados. Respirar fundo e começar o que já não pode mais ser adiado: um diálogo franco, sincero, honesto e respeitoso principalmente.Alguma coisa como pular de roupa numa piscina bem gelada.
Bem, quem começa, então ???  Eu !
Na medida do possível assisto espetáculos de dança. Ossos do ofício.
Inúmeras vezes me perguntei se, em algum momento no processo de composição da obra, o artista preocupou-se com o público. Se em algum momento pensou-se no cidadão que, despojado de teorias e teoremas, entra no teatro para assistir um espetáculo de dança porque deseja de alguma forma ser contaminado pela obra, pelo assunto, pela situação, por alguma coisa relacionada ao espetáculo, certamente. Falo isso, porque diversas vezes me senti excluída da obra que assistia.
Então, se quisermos falar da sustentabilidade da dança, teremos sim que também falar da relação da obra com o público.
Nem posso dizer que não vai doer porque vai doer sim, e bastante.
Até quando vamos adiar esta conversa ?
Podemos ou não dar conta dos problemas que nos afligem ? Ou deixaremos  o assunto nas mãos de gestores, programadores, curadores, intelectuais, pesquisadores, acadêmicos, o vendedor de pipoca, o deputado X, o vereador Y...?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cadastre-se e deixe seu comentário.